Trabalho Remoto: O que é e Opções para Ganhar +R$2.000/mês

Com certeza você já deve ter sonhado com a possibilidade de trabalhar de modo remoto, podendo levar seu trabalho para qualquer lugar do planeta e ainda assim ganhar dinheiro o suficiente para pagar todas suas contas.

A boa notícia é que graças a enorme popularização da internet e dos smartphones, o trabalho remoto não é mais um sonho distante, mas sim uma realidade.

Além do fato de que essa é uma forte tendência que vem sendo adotada por grandes empresas como Facebook, Amazon e muitas outras.

Seja como Assistente Virtual ou como empregado em home office, o trabalho remoto não é apenas uma “moda” passageira com data definida para terminar, mas uma nova realidade que ao contrário do que muitas pessoas pensam, vai trazer enormes benefícios tanto para empresas e empregados.

Apenas usando a internet é possível encontrar diversas formas de trabalho remoto, mesmo que você não tenha muito conhecimento e com pouco investimento é possível ir bem longe financeiramente.

Então se você sonha em trabalhar no conforto de sua casa, esse texto pode ajudar, ou no mínimo guiar você para começar essa jornada de um modo mais simples e descomplicado.

Logo abaixo você vai descobrir o que é trabalho remoto, seu significado, como encontrar vagas de trabalho remoto e também as vantagens e desvantagens dessa modalidade.

Trabalho Remoto: O que é e seu significado

Trabalho remoto, como o próprio nome indica é quando uma atividade profissional é realizada a distância com a ajuda de certas “ferramentas” como computador, celular e internet.

Um exemplo prático é uma empresa que contrata um profissional para trabalhar remotamente no estilo home office.

Nesse caso o indivíduo continua trabalhando para determinada empresa, porém não é obrigado a trabalhar no escritório da empresa, podendo trabalhar no conforto de sua própria casa.

Outro exemplo prático de trabalho remoto é um freelancer ou blogueiro que não depende da atual localização para trabalhar e ganhar dinheiro.

Nesse caso com um computador e internet é possível realizar todas as atividades que geram renda ou vendas, sendo o atual local totalmente irrelevante para o negócio dessa pessoa.

Tipos de trabalho remoto

Basicamente é possível classificar o trabalho remoto em duas categorias:

  • Aquele trabalho com contrato ou vínculo trabalhista: quando uma pessoa trabalha remotamente para uma empresa tendo atividades para executar e com prazos definidos.
  • A pessoa que possui um trabalho remoto, mas de forma autônoma: nesse caso a pessoa trabalha por conta própria, tem seus prazos, porém é totalmente responsável por ganhar seu dinheiro.

No primeiro caso, a própria lei ajudar a facilitar a modalidade de trabalho autônomo, desde a reforma trabalhista criada em 2017, é permitido que uma empresa contrate funcionários para trabalhar remotamente.

Nesse caso a pessoa possui todas os benefícios e desvantagens de um emprego formal.

Já no caso do trabalho autônomo, você é responsável por encontrar trabalhos que podem ser feitos remotamente e seus ganhos dependem exclusivamente de você.

Vantagens de trabalhar remotamente

Sempre existem vantagens e desvantagens para tudo na vida, com trabalho remoto não é diferente.

Primeiro quero citar algumas vantagens do trabalho remoto:

  • Flexibilidade de horário.
  • Pode relaxar melhor pois vai estar em casa.
  • Não há necessidade de deslocamento para seu local de trabalho.
  • Pode haver aumento de produtividade.
  • Menores custos para as empresas, algo que pode se traduzir em aumento de salário.

E as desvantagens

Como nem tudo são flores, trabalhar remotamente no conforto de sua casa também pode trazer algumas desvantagens:

  • Distrações: pessoas a sua volta assistindo televisão com volume alto, cachorros dos seus vizinhos latindo e outros ruídos incômodos.
  • Falta de foco: pode ocorrer se você ficar desmotivado ou caso seu novo local de trabalho possui muitas distrações.
  • Procrastinação: que é deixar para fazer suas tarefas mais tarde, gerando atrasos.

Apesar de existirem vantagens e desvantagens, o trabalho remoto é sim uma modalidade interessante que traz mais benefícios do que pontos negativos.

Talvez o único grande perigo de trabalhar remotamente são as distrações e falta de foco que o trabalho a distância pode gerar.

É muito comum você estar trabalhando em casa e ouvir alguém fazendo ruídos desagradáveis ou pedindo um favor para você, infelizmente as pessoas não entendem que você está trabalhando.

Opções de trabalho remoto

Na maioria dos casos suas opções de trabalho remoto são limitadas naqueles onde você tem a disposição de ferramentas de trabalho como seu computador ou notebook, telefone e internet.

Um trabalhador da indústria que monta algum tipo de peça e exige máquinas de médio ou grande porte, fica impossibilitado de trabalhar remotamente.

Desse modo, abaixo estão listadas as melhores opções de trabalho remoto:

#Trabalhar de Freelancer

Freelancer é o indivíduo que consegue trabalhar em casa realizando tarefas que exigem principalmente seu computador e internet. Algumas atividades que podem ser desempenhadas por um freelancer:

  • Tradução de textos ou vídeos.
  • Escrever artigos para sites de notícias ou blogs.
  • Web design e programação.
  • Edição de imagens ou vídeos, criação de logos.
  • Gerenciamento de sites ou desenvolvimento de aplicativos.

Existe uma enorme quantidade de opções de trabalho remoto para Freelancer, porém para ter sucesso nessa profissão você precisa de bastante conhecimento e experiência para encontrar trabalho remoto.

#Virar Blogueiro ou YouTuber

Virar blogueiro ou YouTuber está na moda e isso acontece por bons motivos:

  1. Investimento muito baixo para começar.
  2. Enorme potencial para ganhar dinheiro.

Por experiência própria, criar um blog é a melhor alternativa para quem deseja ganhar muito dinheiro trabalhando remotamente.

Você pode conferir este guia-passo-a-passo para criar seu blog e ganhar dinheiro.

Virar YouTuber também é uma opção que pode ser muito lucrativa para trabalhar remotamente, porém você obrigatoriamente precisa gostar de gravar vídeos.

Outras opções de trabalho remoto

Atualmente existe uma grande variedade de opções de trabalho remoto, mas como citei anteriormente basicamente todas as opções se resumem em trabalhar com o seu computador, internet e celular.

Se você pretende trabalhar remotamente, é de sua responsabilidade desenvolver habilidades que permitam você exercer sua profissão nessa modalidade.

#Sites para encontrar trabalho remoto facilmente

Sem dúvidas encontrar opções de trabalho remoto é a parte mais difícil.

Para facilitar sua vida, logo abaixo eu criei uma lista com os melhores sites para encontrar opções de trabalho remoto:

Existem outros sites para encontrar vagas de trabalho remoto, entretanto esses são os melhores na minha opinião.

Dicas para ter sucesso no seu trabalho remoto

O trabalho remoto trouxe algumas grandes vantagens e benefícios, porém para ter sucesso nessa nova modalidade de trabalho, algumas dicas devem ser seguidas:

#Tenha um horário fixo para trabalhar

Ter um horário fixo para trabalhar é essencial. Deixar suas atividades para depois ou quando estiver “motivado” é um grande erro que pode gerar atrasos e dor de cabeça.

#Seja o mais organizado possível

Você tem sérios problemas para se organizar?

Se você é muito desorganizado, não terá sucesso trabalhando remotamente, pois essa modalidade exige que você seja muito organizado, pois você será o único responsável para ganhar seu dinheiro.

#Tenha um ambiente de trabalho agradável

Um local desorganizado e desprezível vai diminuir sua vontade em realizar suas atividades. É muito importante que você tenha um ambiente limpo, organizado e agradável para realizar suas tarefas.

#Guarde dinheiro

Na maioria dos casos alguém que possui trabalho remoto vai trabalhar como freelancer ou por conta própria e isso significa que nem todos os meses você vai ganhar bem.

Desse modo é fundamental que você tenha uma reserva financeira para os tempos difíceis.

Conclusões

O trabalho remoto é muito bonito na teoria e realmente traz inúmeras vantagens, mas nem tudo é uma “mar de rosas”, sendo que você precisará ser organizado além de se esforçar mais do que uma pessoa que possui um emprego comum.