As Pessoas mais Ricas do Mundo e como Formaram suas Fortunas

Descubra quem são as pessoas mais poderosas do planeta que poderiam facilmente comprar milhares de mansões ou carros de luxo.

Imagine você, lutando dia após dia para alcançar o sonho de viver de renda, acumulando um patrimônio de “apenas” 1 ou 2 milhões de reais.

Ter uma bela casa, carro e alguns milhões no banco, já parece um sonho impossível ou extremamente difícil de alcançar, certo?

Agora, me diga, como seria sua vida de você tivesse uma patrimônio de mais de $50 bilhões de dólares ostentando no ranking das pessoas mais ricas do mundo?

O que você faria?

Iria ostentar e viver viajando?

Iria comprar uma dúzia de ilhas paradisíacas e fazer uma coleção de Ferraris na sua garagem?

Para nós meros mortais, isso chegar a ser uma piada, mas essa é a realidade das pessoas mais ricas do mundo.

Essas pessoas possuem tanto dinheiro que literalmente poderiam comprar um cidade inteira.

Uns dizem ser injusto algumas poucas pessoas possuírem tanto dinheiro, mas isso é um grande detalhe bem mais complexo de ser debatido.

Logo abaixo segue uma lista com as 5 pessoas mais ricas do mundo atualmente em 2021:

#1. Jeff Bezos

Tenho certeza que você já ouviu falar da Amazon, certo?

Caso você não conhece, a Amazon é uma empresa de varejo online, que vende praticamente tudo que você imaginar. Também é uma empresa de tecnologia que oferece serviços baseados em nuvem e também serviços de vídeos em demanda (Amazon Prime).

A enorme capacidade de vislumbrar o futuro da internet com certeza foi um dos fatores mais determinantes para fazer de Jeff o homem mais rico do mundo atualmente.

Foi fundada em 1994, sendo que inicialmente vendia somente livros pela internet, mas com o passar do tempo, seu criador percebeu o enorme potencial de vendas pela internet e passou a vender praticamente qualquer produto que você imaginar.

Um fato curioso é que em 2019, Jeff Bezos oficialmente concluiu o divórcio com sua futura ex-esposa MacKenzie Bezos, fazendo ela entrar na lista da segunda mulher mais rica do planeta, mas mesmo com a separação mais cara da história, ele ainda continua sendo o cara mais rico do mundo.

Fortuna média estimada: $113 bilhões

#2. Bill Gates

Com certeza você já ouviu falar muito do criador da Microsoft e do sistema operacional Windows que é usado em cerca de 90% dos computadores pessoais.

Bill Gates ocupou a primeira posição de pessoa mais rica do mundo por muitos anos graças aos produtos criados pela Microsoft, com destaque para o velho e conhecido Windows.

Fortuna média estimada: $98 bilhões

#3. Bernard Arnault e Família

Provavelmente você não sabe quem é Bernard Arnault. Mas sua namorada ou esposa, com certeza conhece os produtos criados por ele: Louis Vuitton, Hennessey, Dior, Sephora, e mais um conglomerado que soma um total aproximado de 70 marcas de utensílios de luxo, são de sua propriedade.

Fortuna média estimada: $76 bilhões

#4. Warren Buffett

Considero sua história, uma das mais interessantes.

Warren Buffett é atualmente o quarto homem mais rico do planeta, mas por algumas décadas disputava a primeira colocação de homem mais rico do mundo com Bill Gates.

Warren Buffett é um “jovem” de 90 anos e que segundo fontes oficiais começou a investir em ações com apenas 11 anos. Quando criança, começou a entregar jornais para ganhar dinheiro e entrar no mundo dos investimentos sendo extremamente novo.

É considerado o maior investidor de todos os tempos, e apesar de ser proprietário da holding Berkshire Hathaway, a maior parte da sua fortuna foi criado ao longo de décadas de reinvestimentos em ações.

Sem dúvidas é uma inspiração para quem quer começar a investir de verdade e ganhar muito dinheiro.

Fortuna média estimada: $67.5 bilhões

#5. Larry Ellison

Apesar de seu nome não ser tão famoso assim, o criador da Oracle Corporation, figura entre as pessoas mais ricas do mundo atualmente com o seu inovador sistema gerenciador de bancos de dados.

Fortuna média estimada: $59 bilhões


Eu decidi por vários motivos descrever aqui apenas as cinco pessoas mais ricas do mundo, pois logicamente se eu fosse descrever em detalhes a história de cada uma dessas pessoas, o post ficaria muito longo e cansativo.

Você pode conferir diretamente no site da Forbes as 200 pessoas mais ricas do planeta.

Quantos bilionários existem no mundo?

Agora você conhece os homens mais ricos do planeta, mas um fato interessante é saber quantos bilionários existem no planeta.

Logicamente que a quantidade muda conforme o tempo vai passando, mas atualmente o número total é de 2755 bilionários no mundo todo de acordo com a Forbes.

Como foi construída a maioria dessas grandes fortunas?

A maioria absoluta das fortunas das pessoas mais ricas do planeta foram construídas do zero, principalmente através de empreendedorismo.

Warren Buffett já chegou no podium como o homem mais rico do mundo com a maior parte de sua fortuna obtida através de investimentos diretos em ações – isso levou em torno de 5 décadas, mas ele é um caso muito raro.

Segunda a própria Forbes são poucos os bilionários que ficaram tão ricos devido à herança ou “simples sorte”.

Qual é o caminho seguido por esses bilionários?

Entrar para a lista das pessoas mais ricas do mundo, é um fato extraordinário, mesmo com enorme genialidade e quantidades infinitas de horas de trabalho, o número de pessoas que irão se tornar bilionários é ridiculamente baixo.

De fato a maioria absoluta das pessoas mais ricas chegaram neste ponto da seguinte forma:

  1. Criando um produto ou serviço muito inovador ou de grande valor para a sociedade.
  2. Conseguindo fazer seu negócio prosperar de uma forma muito rápida e ampla.
  3. Conseguindo grande financiamento ou abrindo o capital na bolsa de valores para captar recursos.

Pelo menos na minha humilde opinião ninguém deveria ter como meta de vida se tornar uma das pessoas mais ricas do planeta, logicamente por que isso é extremamente difícil e também porque a independência financeira deveria ser a única meta real a ser perseguida.

É “justo” poucas pessoas possuírem tanto dinheiro?

Muitas pessoas ignorantes no assunto e principalmente políticos com viés ideológico de esquerda falsamente acreditam ser um absurdo poucas pessoas possuírem tanto patrimônio, e que toda essa fortuna deveria ser repartida entre os mais pobres.

Apesar de isso parecer algo bonito na teoria, não é tão simples como parece na prática.

A maioria absoluta dos bilionários e pessoas mais ricas do mundo, tem suas fortunas em participação acionária em suas empresas.

Ou seja, esses super ricos não possuem sua fortuna depositada em uma conta-corrente ou em um cofre, com bilhões de dólares prontos para serem gastos.

Na prática se a maior parte do patrimônio desses bilionários que está em participação de empresas, fossem repartidos para a sociedade, o resultado final seria uma grande desvalorização de suas fortunas, sendo que a maior parte de seus funcionários provavelmente seriam demitidos.

Enfim é um longo debate, mas um número crescente de bilionários no mundo real significa mais empregos sendo criados, maior desenvolvimento e até mesmo uma diminuição da pobreza de modo geral.

Considerações finais…

Ninguém entra para a lista das pessoas mais ricas do mundo por sorte.

Em comum, praticamente todas as pessoas que se tornaram bilionárias chegaram nesse ponto criando negócios muito inovadores ou até mesmo revolucionários como por exemplo a Microsoft, Apple, Google entre muitos outros casos.

E como foi explicado acima, apesar de parecer injusto algumas poucas pessoas serem detentoras de tanta riqueza, milhares ou milhões de empregos são criados graças a esses empresários, sendo um acontecimento muito positivo para toda sociedade, mesmo que você acredite o contrário.