Como Investir em Bitcoin e Criptomoedas e Lucrar Muito

Não importa se você é um investidor tradicional da bolsa de valores ou se usa somente a poupança para investir suas economias, com toda certeza você já ouviu falar diversas vezes em “Bitcoin” ou “Criptomoedas”.

Também já deve ter ouvido falar da alta valorização que esses ativos já tiverem, e por esse motivo é provável que tenha passado a ideia de fazer alguns investimentos em Bitcoins ou em qualquer outra criptomoeda promissora.

Nesse artigo eu irei explicar como fazer investimentos em Bitcoin e criptomoedas de forma segura e ao mesmo tempo lucrativa.

Antes de tudo, o que é o Bitcoin e outras Criptomoedas?

Antes de você se aventurar com investimentos em Bitcoin e criptomoedas, você primeiro de tudo deve entender o que são e como funcionam esses ativos.

Essencialmente o Bitcoin é uma moeda digital igual ao Real ou Dólar, porém não existe fisicamente, ou seja, você não pode sacar Bitcoins físicos em um caixa eletrônico igual faria com qualquer outra moeda.

Outro ponto muito importante é que as moedas tradicionais como o Real, Dólar ou Euro são controladas por seus respectivos bancos centrais e governos que possuem a responsabilidade de emitir e controlar a estabilidade de sua base monetária.

Já no mundo do Bitcoin e Criptomoedas, isso é muito diferente.

Alguns pontos que você deve saber sobre esses ativos.

#O Bitcoin é limitado em 21 milhões de unidades

Você sabe um dos principais motivos das coisas ficarem sempre mais caras?

Os governos das principais economias do mundo, incluindo o Brasil, podem literalmente imprimir a quantidade de dinheiro que quiserem e distribuir para os bancos e população.

O efeito disso é a inflação ou desvalorização da nossa moeda.

No Bitcoin e também em grande parte das criptomoedas existe um limite máximo de unidades que podem ser criadas (mineradas), é por esse motivo que no longo prazo o Bitcoin e as principais criptomoedas se valorizaram tanto assim.

#Governos e instituições financeiras não controlam diretamente o Bitcoin e criptomoedas

Esse é outro motivo pelo qual as criptomoedas possuem tanta volatilidade (alta e baixa de preços) ao mesmo tempo que se tornaram cada vez mais promissoras.

Enquanto moedas como o dólar ou euro são controladas pelos seus respectivos governos e bancos centrais afim de terem um valor estável, o que determina o valor do Bitcoin é a escassez, a oferta e demanda.

#O Bitcoin e grande parte das criptomoedas são criadas a partir da mineração

Você já deve ter escutado em algum lugar que o Bitcoin pode ser minerado, certo?

Explicando de um modo bem simples o Bitcoin e grande parte das criptomoedas são complexos algorítimos que são criados através de cálculos que precisam ser validados (por sua criptografia) para provar sua existência através de hardware (computadores) e softwares de mineração.

Antigamente você podia facilmente baixar o software necessário e minerar Bitcoin e outras criptomoedas usando um computador comum.

Infelizmente essa época passou e conforme aumentou a concorrência e dificuldade de mineração, atualmente não é nada vantajoso minerar criptomoedas com um computador comum.

Você precisa de um hardware criado especialmente para a mineração de criptomoedas ou de placas de vídeo caras que custam facilmente mais que R$5 mil reais e que gastam muita energia elétrica.

A não ser que você consiga energia elétrica quase de graça, minerar Bitcoins e criptomoedas dificilmente vale a pena, pelo menos aqui no Brasil.

Então investir em Bitcoin através de mineração, raramente vale a pena para nós brasileiros.

#Você deve usar uma carteira digital para armazenar suas criptomoedas com segurança

Embora seja possível comprar Bitcoin e criptomoedas e armazenar na própria corretora (exchange), isso não é nada recomendável devido ao longo histórico de problemas relacionados à segurança.

Por isso, o mais recomendável é baixar uma carteira eletrônica no seu computador e criar um senha forte e segura.

Algumas das carteiras eletrônicas mais seguras são a Exodus e a Electrum.

Como investir em Bitcoin e Criptomoedas de forma segura e lucrativa

Certo, agora você já sabe como o Bitcoin e outras criptomoedas funcionam, então chega a parte mais importante que é indicar os melhores investimentos em Bitcoin e criptomoedas para você.

Então, como investir em Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda promissora e lucrar muito?

Talvez você não irá gostar muito da resposta, mas só existem duas maneiras comprovadas de investir em Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda e lucrar muito:

#1. Comprar na baixa e vender na alta

Esse é o método de investimento em Bitcoin e criptomoedas mais seguro, porém exige muita paciência. 

Como “prova” disso, eu recomendo que você fique de olho no Coinmarketcap e acompanhe a cotação do Bitcoin, bem como o histórico dessa criptomoeda.

Você pode facilmente observar diversas quedas de mais de 30% em um período de meses, seguido novamente de uma forte alta.

Um exemplo hipotético de como lucrar com essa estratégia é você tentar comprar Bitcoins na cotação de $25 mil dólares a unidade e tentar vender quando alcançar os $40 mil dólares.

Outra variação dessa estratégia é você tentar encontrar um ponto de equilíbrio, comprando em um valor relativamente baixo e segurar suas criptomoedas por muito tempo.

#2. Encontrar uma criptomoeda recém-criada e torcer para uma rápida e enorme valorização

O Bitcoin foi criado em 2008 sendo amplamente conhecido, mas isso não acontece com muitas criptomoedas que foram lançadas há pouco tempo.

Embora seja muito mais arriscado investir em uma nova criptomoeda qualquer (ou shitcoins como são conhecidas), as chances de acontecer uma valorização “explosiva” são muito maiores.

Não é raro encontrar criptomoedas que tiveram uma valorização de mais de 1.000% em poucos meses ou até semanas.

O grande problema?

Atualmente existem mais de 12 mil criptomoedas, e todos os dias, dezenas de novas criptomoedas com pouca ou nenhuma utilidade são criadas, na verdade poucas delas são promissoras de verdade.

Para conseguir uma enorme valorização com alguma criptomoeda você precisa de muita análise, conhecimento e uma enorme quantidade de sorte.

É possível enriquecer com investimentos em Bitcoin e criptomoedas, porém não é muito simples como muitas pessoas imaginam.

Onde comprar Bitcoin e criptomoedas para investimento?

Para comprar criptomoedas você deve usar uma corretora (ou exchanges como são conhecidas).

Algumas das mais famosas e confiáveis são:

Existem muitas outras corretoras onde você pode usar como investimento em Bitcoin ou outras criptomoedas, contudo eu considero essas como as mais confiáveis e seguras.

Os riscos de investir em Bitcoin e criptomoedas

Aqui está o ponto mais importante para quem pretende usar o Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda como investimento.

Esses ativos são muito voláteis, o que significa ser comum subir ou cair muito de valor em questão de dias ou semanas.

Você pode rapidamente ganhar dinheiro fácil, como também pode perder grande parte do seu investimento.

Não é exagero dizer que muitas criptomoedas que já foram consideradas confiáveis e promissoras, tiveram uma desvalorização de 80% ou mais até morrerem de vez.

Por isso que você jamais deve investir em Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda, um valor maior do que pode suportar perder.

É uma boa ideia não investir mais que 10% ou no máximo 20% do seu dinheiro reservado para investimentos.

Colocar sua casa ou carro à venda para usar como investimento em Bitcoin ou criptomoedas, não é uma ideia muito inteligente.

Realmente vale a pena investir em Bitcoin e Criptomoedas?

Acreditar que investir todo seu dinheiro em criptomoedas e Bitcoin irá ser uma ótima ideia, sem dúvidas é um erro (ou burrice) enorme.

Você deve sempre diversificar seus investimentos.

Também é errado dizer que o investimento em Bitcoin ou criptomoedas é besteira ou que não vale à pena.

Eu diria que a maior vantagem das criptomoedas como o Bitcoin é justamente a vantagem de não ser controlada por governos e por bancos centrais. É um ativo que o governo jamais consegue confiscar, se você manter uma senha forte e segura.

Também como foi provado na pandemia do coronavírus que começou em 2020, as criptomoedas mais populares como o Bitcoin, servem como uma reserva de valor parecida com o ouro.

Então a minha opinião é que investir uma pequena parte do seu dinheiro em Bitcoin e algumas outras criptomoedas mais estáveis e promissoras como o Ethereum, por exemplo, é sim uma boa ideia.

Outra dica muito importante é pensar sempre no longo prazo. O Bitcoin como investimento, tem funcionado muito bem, mas somente para pessoas com paciência que conseguiram segurar suas criptomoedas por vários anos.

Fique longe de pirâmides e esquemas prometendo ganhos elevados

Existem inúmeros investimentos fraudulentos envolvendo o Bitcoin e criptomoedas, as mais famosas, são as pirâmides financeiras prometendo lucros elevados de até 30% ou mais por mês, usando o Bitcoin e outras criptomoedas como meio de pagamento ou de suposto investimento por parte dos proprietários do programa.

Simplesmente fique longe de qualquer tipo de investimento prometendo algum ganho elevado e garantido, usando criptomoedas ou não.

A verdade é que qualquer investimento existente hoje, simplesmente não oferece nenhuma garantia de retorno elevado.

Como por exemplo a renda fixa, em momentos de taxa básica de juros elevada, dificilmente paga mais que 10% ou 12% ao ano.

Conclusões Finais

O Bitcoin e algumas outras criptomoedas como investimento é um fato real e promissor.

Porém é um ativo muito volátil, o que siginifica na prática que você pode facilmente ganhar dinheiro rápido, bem como perder quase tudo se investir em alguma criptomoeda nova e pouco conhecida.

A minha dica de ouro é para você estudar sobre investimentos e começar investindo seu dinheiro com uma estratégia sólida que funciona no longo prazo.