Esquemas de Pirâmide: Os Motivos Para Ficar Longe Disso

Já pensou na maravilhosa ideia de investir algo em torno de R$10 mil reais e com esse único investimento ganhar R$3 mil reais ou mais por mês de juros sem nenhum esforço adicional?

Você poderia até mesmo “demitir seu chefe” e viver de renda!

Parece bom demais para ser verdade…

E sim, não existe nenhum investimento maravilhoso desse tipo que realmente pague seus investidores por muito tempo.

O nome desse tipo de “investimento” é bem simples e se chama “pirâmide financeira”.

Interessado em saber o que realmente é e como funcionam esquemas de pirâmide?

Então continue lendo esse artigo que irei explicar em detalhes o que são e como realmente funcionam esse tipo fraudulento de esquema.

O que realmente é um esquema de pirâmide?

Uma pirâmide financeira, nada mais é do que um esquema fraudulento que tem como objetivo final captar o máximo possível de dinheiro de pessoas comuns com a simples promessa de rentabilidade elevada.

Basicamente todos os esquemas de pirâmide prometem rentabilidade extraordinária como 1% ao dia, na maioria das vezes com a falsa propaganda que o dinheiro dos investidores é usado em investimentos altamente lucrativos como ações, forex, criptomoedas ou qualquer outra coisa.

Ao contrário de qualquer investimento legal, os possíveis rendimentos de um esquema de pirâmide proveem da entrada de novos investidores no programa.

Ou seja, para pagar os rendimentos da pessoa X, se usa o dinheiro de novos participantes.

E é por isso que o nome de pirâmide financeira, quem está na base, ou seja os novos investidores, são as pessoas que irão bancar os ganhos elevados de quem está no topo.

O Faraó é o criador do esquema, sendo o único que realmente vai lucrar. Logo após temos os Príncipes que estão no meio da pirâmide e que com alguma sorte também poderão receber seu investimento. Os “servos” são os que irão perder todo seu dinheiro para sustentar o topo da pirâmide financeira.

A figura acima mostra claramente porque isso é chamado de “Pirâmide Financeira”, outra denominação para o mesmo tipo de falcatrua é “Esquema Ponzi”.

Esquema “Ponzi” é uma bela homenagem dada a um famoso vigarista italiano chamado Charles Ponzi. Então não se confunda, esquemas de pirâmide ou Ponzi, são exatamente a mesma coisa.

Por que Pirâmides Financeiras atraem tantas pessoas?

Sem dúvidas por dois grandes motivos:

#1. Ganância por dinheiro fácil

Seduzidos por ganância e pela ideia de ganhar dinheiro fácil em um “investimento” fraudulento e muito bem camuflado com a falsa proposta de negócio real e honesto, muitas pessoas caem em esquemas de pirâmide.

#2. Por burrice mesmo

Não sei se a palavra certa é burrice ou falta de educação financeira, mas se os melhores investidores do mundo mal conseguem mais que 15% ao ano, por que alguém iria fazer a bondade de pagar 30 vezes mais que isso?

Parece mentira, mas já vi pessoas com muito estudo (inclusive médicos) investirem dinheiro em esquemas de pirâmide acreditando em dinheiro fácil.

Porque todos os esquemas de pirâmide irão falhar?

Pela simples natureza do negócio que é insustentável logo após algumas semanas ou meses.

Eu já vi alguns esquemas de pirâmide durarem anos (alguns poucos até décadas), mas todas as pirâmides financeiras irão falhar por que precisam de um número extremamente elevado de pessoas investindo seu dinheiro, para o esquema continuar pagando os primeiros investidores.

Marketing Multinível não é pirâmide

Marketing Multinível quase sempre é associado a esquemas fraudulentos de pirâmide.

Entretanto Marketing Multinível não pode ser enquadrado nesse tipo de programa, pois pelo menos na teoria é um tipo de esquema onde se propõe recrutar pessoas para vender um produto e ganhar comissões, ou seja, não tem nada de errado ou ilegal nisso.

O problema são esquemas de pirâmides que se dizem ser de Marketing Multinível para disfarçar sua natureza fraudulenta.

Opções seguras e rentáveis de investimento

Você quer ganhar dinheiro fácil e rápido?

Nem precisaria dizer que isso não existe…

Mas se você quiser ter uma boa rentabilidade investindo seu dinheiro existem muitas opções:

Ganhar dinheiro fácil e rápido deveria ser uma regra simples de entender, mas muitas pessoas ainda insistem em encontrar um investimento maravilhoso que multiplique seu capital da noite para o dia.

Enquanto existirem pessoas querendo ganhar dinheiro rápido e sem esforço, sempre irá existir um “Faraó” criando suas pirâmides.

Curiosidade: um esquema de pirâmide legal chamado INSS

Essa eu aposto que você não sabe…

Todo empregado com carteira assinada tem descontado todo mês sua contribuição para aposentadoria (INSS), o que aparentemente não tem nada de errado.

Mas existe a falsa representação de que o INSS é um esquema legítimo pois aposentadoria é considerado um “benefício obrigatório e essencial” e por questões culturais a maioria das pessoas acreditam que o governo deve prover sua aposentadoria.

O que faz sua aposentadoria continuar sendo paga?

Quando falo que a aposentadoria pelo INSS é uma pirâmide financeira, não estou exagerando ou mentindo.

Há inúmeras notícias de técnicos do governo falando sobre como o número de contribuintes ativos vem diminuindo e o de aposentados vem aumentando.

Isso significa que na prática é necessário um grande número de pagadores de impostos para continuar fazendo a pirâmide financeira do INSS funcionando e pagando nossos aposentados.

Não é a toa que há poucos anos foi feita uma reforma previdenciária e num futuro não muito distante outra terá que ser feita.

Conclusões Finais

Se você ainda acredita em dinheiro fácil ou esquemas mirabolantes para enriquecer fácil, é hora de mudar de mentalidade.

Existem formas mais lucrativas para ganhar dinheiro, como por exemplo criando um blog ou um negócio na internet, porém investimento com rentabilidade muita alta e garantida só existe em sonhos.